A Terrartesã nasceu durante a pandemia de 2020 como um aporte da Magazine Luiza, através da Líder Nacional do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, que se sensibilizou com a situação dos artesãos do Ceará que ficaram sem vendas num período tão crítico, dessa forma, pensando em viabilizar a comercialização de seus estoques e o retorno da produção do artesanato, que para muitos. é única fonte de renda, nasceu o nosso e-commerce.

A ideia é estender para todo o país a possibilidade de conhecer e apoiar o trabalho de milhares de artesãos que se dedicam a essa preciosa arte que precisa ser cuidada e valorizada para preservar suas raízes, mas com cuidadosa curadoria para que também dissemine modernidade, qualidade e estilo.

Uma das principais incentivadoras do projeto, Luiza Helena Trajano, que também é voz ativa do Grupo Mulheres do Brasil, endossa a importância da Terrartersã como instrumento de transformação da realidade de milhares de brasileiros que vivem em função dessa arte. “É um sonho antigo de todas nós que integramos o Mulheres do Brasil e gostaríamos de resgatar histórias, talentos e fazer com que todas essas pessoas tenham uma comercialização regular dos produtos que se dedicam com tanto carinho”.

De acordo Annette de Castro, líder do Grupo Mulheres do Brasil Fortaleza, a iniciativa tem o propósito de ser uma vitrine de oportunidades e de renda aos artesãos do país. “A Terrartesã vem para potencializar e organizar a comercialização de produtos que já são bem vendidos aqui, mas que muitas vezes não alcançam um público maior de consumidores por não estarem concentrados em um local fixo de vendas. Então, acreditamos que a iniciativa será muito proveitosa tanto para quem produz, quanto para quem consome”.

Há 4 anos, o Grupo Mulheres do Brasil Fortaleza tem como um dos seus pilares o artesanato apoiando a comercialização de vários grupos ao redor do Estado, orientando a precificação, qualidade e curadoria e em geral cuidando dos artesãos.

Hoje, a nível nacional e internacional, nosso grupo conta com quase 100 mil voluntárias em mais de 120 cidades utilizando o protagonismo feminino para melhorar as condições de vida em muitas áreas de atuação como empreendedorismo, educação, saúde, combate à violência contra as mulheres, refugiados, esporte, cultura e entre outros.

Quem apoia os projetos do Grupo Mulheres do Brasil abraça tudo que entendemos ser a grande responsabilidade da sociedade civil que é fazer a nossa parte para um mundo melhor. Somos signatárias da ONU na sustentabilidade das ODSs e abrangemos os conceitos de ESG sobretudo através de várias ações nos pilares de Sustentabilidade e Governança. Convidamos você a nos conhecer melhor e entender as nossas áreas de atuação até para construirmos ainda mais juntos Escolhendo Terrartesã vai nos permitir fazer ainda mais para os nossos artesãos, suas vidas e suas comunidades e ajudará a preservação da nossa cultura, nossa arte e a nossa história! Contamos com você. Venha fazer parte dessa história, acesse www.grupomulheresdobrasil.org.br e junte-se a nós!